Comfort food

A tendência da alimentação moderna é de uma comidinha caseira, feita com carinho e que remete à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida.Uma comida que lembra a casa da mãe, avó e até da tia.  Esse tipo de comida, traz sensação de bem-estar e mexe com as nossas memórias. 

A Louzieh Doces tem alguns doces que  nos fazem lembrar dessa sensação gostosa e da infância. Nesse post vou contar um pouco das minhas lembranças quando criança.



Esse tem gostinho do doce da vovó e do bolo gelado que mamãe fazia no meu aniversário. Era um bolo de baunilha bem molhadinho e recheado com abacaxi e coco. Sempre pedia esse bolo para ela fazer. O problema era que demorava muito. Depois de fatiado, cada fatia era embrulhada no papel laminado para manter a umidade. 

O brigadeiro belga - tem o gostinho de infância, mas com o requinte do chocolate belga.

Esse lembra o gostinho de um doce que Tia Mercedes fazia no aniversário do Mateus, meu amigo de infância. Sempre tinha esse docinho nas festas dele. Era de lei eu, Mateus, Fabrício e Ciro em volta da mesa comendo esse doce. 
Aqui na Louzieh Doces é o brigadeiro branco com cobertura de morango, tem cliente que fala que tem o gostinho do bicho de pé. Quem lembra desse doce?


O casadinho,  "Pelé e Xuxa" ou bem casados para alguns clientes. Brigadeiro branco com brigadeiro preto. Demais!

A Flor de coco tem o sabor de uma cocadinha bem molinha ou de um beijinho. É feito com o coco fresco, ralado na hora. As cores das lâminas de coco podem variar de acordo com a decoração da sua festa. 

O clássico Romeu e Julieta ganha uma versão mais glamourosa na Louzieh Doces. O Petit Verre é um copinho de vidro recheado com a goiabada para comer de colher e com creme de queijo minas e mascarpone. 
 Na casa de vovó Tereza era goiabada de lata com queijo prato Regina, aquele com a embalagem laranja. 
Já na casa da Tia Helena, mãe da Louzier, era diferente. Tia Helena fazia o queijo minas em casa mesmo, pois tio Lessa tinha uma fazenda e sobrava muito leite. Ela também fazia a goiabada. Íamos para a casa de Tio Miguel, ele tinha um pomar enorme de goiaba. Ia a família quase toda colher as goiabas. Depois lavávamos uma a uma. Picava em pedaços menores e colocávamos num tacho de cobre. Lembro que tia Helena usava uma pá gigantesca para mexer a goiabada. E não podia parar de mexer um minuto sequer, senão grudava a goiabada no tacho. 
A raspa da goiabada é deliciosa. 

Banana Gratinada - creme de baunilha com doce de banana caseiro e suspiro. Já queimei até uma geladeira querendo comer esse doce! Coloquei o doce que acabou de sair do forno direto na geladeira, pois queria comer ele frio. A geladeira não aguentou e queimou o motor.

Esse parece o doce da Vovó Tereza. Adoro comer com queijo minas.

Petit Verre de Maracujá. Lembra uma mousse. Minha mãe sempre fazia aos domingos de sobremesa. Ah! Também tinha a versão de limão. Na época da escola (2º grau) minha turma fazia churrasco todo final de semana e eu ficava responsável por levar a mousse de maracujá ou limão. Todo mundo gostava. 

Rocambole de chocolate com coco. Também tem gostinho de infância. Quando morava em Cordeiro,  eu e minha irmã íamos ao mercadinho para comprar o Prestígio de sobremesa. O rocambole tem o gostinho de prestígio. Tínhamos até um código para sair da mesa e correr para o mercado comprar o doce. 


 
"Hummm!!! esse docinho tem o sabor do cajuzinho!"
 Há muito tempo atrás Louzier e tia Helena também faziam tortas cobertas com marshmallow e chantily.  Quando sobrava o marshmallow eu misturava a massa do vulcãozinho e me deliciava. Era bom demais!! De vez em quando a Louzier levava para a garotada que ficava brincando de pique no bairro Imigração, lá em Cordeiro. Ela fazia uns desenhos no nosso braço com o creme de marshmallow e amendoim. A gente fazia fila para ela "desenhar" no nosso braço. Toda criançada adorava ser a "tela" para essa pintura comestível. 

Escrever esse post fez lembrar de uma época muito boa. Almoço aos domingos na casa de Vovó Tereza, o cheirinho da goiabada na casa de tio Miguel e meus amigos de infância. 


Comentários

  1. Saudades de Cordeiro, e principalmente do bairro Imigração, onde fiz grandes amigos :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário